quarta-feira, 27 de outubro de 2021

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Afinal, o voo do águia!

Mensagem que escrevi em homenagem ao casamento de meu filho Carlos Renato Moreira Gondim com Giselly Alencar, realizado dia 22 de outubro de 2021.

(*) Todas as imagens, com exceção da primeira (arquivo pessoal de Renato), vídeos e colagens são de minha autoria.

terça-feira, 12 de outubro de 2021

Dia das Crianças. Meu presente para os netinhos.

 

Construí dois jogos para os meus netinhos. Um de Memória com treze pares de imagens e outro de Quebra Cabeça com vinte e quatro peças. Usei, ou melhor, reusei nos dois, pedaços de duas revistas que tinha acabado de ler e mais uma embalagem de papelão, daquelas que a gente recebe com as encomendas que compramos pela internet. A caixa colorida onde estão guardados os dois jogos, também é o reuso de mais uma dessas caixas de embalagens. Para ficar mais bonita à pintei com tintas coloridas guache. Os potes onde estão guardadas as peças dos dois jogos também é o reuso de embalagens de um produto que uso para massagem. Cada um deles está identificado com o nome do jogo. No jogo de Quebra Cabeça além do pote, acompanha o Campo onde deverá ser montado o quebra cabeça. Para a sua montagem deverá ser seguida a figura colorida das três lâmpadas, que não são do Aladim, mas são as lâmpadas históricas chamadas incandescentes, que por sinal já saíram de uso!
 








(*) Todas as imagens, GIFs e Colagens são de minha autoria.


sábado, 9 de outubro de 2021

Além do Rio, em Vídeo. Ziraldo conta espetacularmente a história do Rio Amazonas. Terceira Versão. Com apresentação e fundo musical.



A incrível história de nascimento, crescimento e transformação de um dos maiores rios do Planeta Terra, o Rio Amazonas, contada através de imagens, cores e formas por um gênio brasileiro, Ziraldo, em uma espetacular viagem pela Ecologia da Amazônia.



(*) 2.ª Versão com fundo musical e apresentação.

sábado, 2 de outubro de 2021

Jogos de Tabuleiro e outros, construídos durante o Isolamento Social


 Desde quando entrei em Isolamento Social em março de 2020, minha vida se desenvolve quase 100% do tempo dela, dentro do apartamento de cerca de 90 m², em Belém, Pará, Brasil, onde vivo com minha família. Eu, minha esposa e três filhos (Cadu, 20; Bia, 14 e Pepê, 13 anos). Neste período que já dura mais de um ano, exercitei e continuo exercitando permanentemente a minha criatividade. Sem nenhuma previsão segura do final do isolamento, as atividades rotineiras da família passaram a ser online, como as aulas do colégio, de língua e até algumas compras e pagamentos. 





A Minha Turminha é o centro de minhas atenções. Para ela e com ela, construí diversos jogos somente reusando os materiais que guardo preventivamente e outros que me chegam em algumas ocasiões externas. Assim, construímos: 1) Dois  Jogos de Damas, um com 10 linhas e 10 colunas e outro com 08 linhas e 08 colunas;












 2) Um Ludo, cujos jogadores são missangas coloridas e o reuso de 2 dados antigos;





 3) Um Jogo de Memória com 20 pares de figuras.











Estas figuras foram escolhidas e recortadas de duas revistas de mesma edição, que recebi generosamente na sala de espera de um hospital em Belém. 



4) Um Jogo de Quebra Cabeças também originado da escolha de uma mesma imagem nas duas revistas acima referidas.








Assim, o Kit de Jogos da Turminha está constituído de 04 jogos, todos frutos do reuso de materiais, sem ter tido nenhum custo adicional. Como digo, 95% de transpiração e 5% de inspiração. 



Foram usadas algumas ferramentas simples e reuso de materiais para a sua confecção.




(*) Todas as imagens, GIFs e colagens são de minha autoria.